INTRODUÇÃO: Aqui nós temos uma descrição de como se organizava e era administrada a igreja primitiva. Temos uma lista dos cargos da Igreja na época de Paulo. Vejamos cada um deles.
I. OS OFICIAIS DA IGREJA
Antes de prosseguir é bom ressaltar, esta lista não é exaustiva, ou seja, há ainda outros cargos, como os diáconos, que já falamos aqui na exposição de Atos. Mas, vamos aos cargos desta lista proposta por Paulo:
1. Os apóstolos – Tinham autoridade sobre toda a Igreja. Já vimos que o termo apóstolo tem dois significados, um mais genérico/geral e outro muito específico!
a) Apóstolo geral = enviados/comissionados à uma tarefa. Por exemplo, Barnabé́ foi apóstolo (Atos 14:4,17), Tiago, o irmão de nosso Senhor, também (1 Cr. 15:17; Gl. 1:19), Silvano (1 Ts.2:6), Andrônico e Júnias (Rm.16:7). Ou seja neste sentido, apóstolo é todo aquele que é enviado por alguém com uma missão.
b) Apóstolo específico: Os 12 e Paulo. Este grupo é específico e restrito, ou seja só existiu um grupo!
c) O apóstolo devia reunir dois grandes requisitos:
1- Em primeiro lugar tinha que ter sido enviado por Jesus. Quando Paulo reclama seus direitos perante a oposição em Corinto, pergunta: “Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor?” (1 Co.9:1).
2- Em segundo lugar o apóstolo tinha que ter sido testemunha da ressurreição, ou seja do Senhor ressuscitado. Quando os onze se congregaram para escolher o sucessor do traidor Judas deram como condições os que tinham acompanhado a Jesus em sua vida terrena e o ter recebido o mandato de ser testemunha da ressurreição (Atos 1:21-22).
d) Assim sendo, aqueles que tiveram esta condições já morreram, e por tanto apóstolo com este significado específico não existem mais!