I. RECEPÇÃO/BOAS-VINDAS E LANCHE (15 a 20 MIN)

II. QUEBRA-GELO (5 MIN):
Por que você se congrega na igreja Batista da Tabuleta, ou por que você participa deste PGM? Você sabe quais os seus deveres e “direitos” enquanto membro?

III. CONVERSANDO COM DEUS (5 MIN):
1. Oremos:
a) Para que Deus continua cuidando da sua Igreja.
b) Para que Deus capacite nossa liderança a equipar cada
crente.
c) Para que cada crente também faça a sua parte.

IV. LOUVANDO E ADORANDO JUNTOS (5 MIN):
1. Corpo e família (Recebi um novo coração do pai).

V. COMPARTILHANDO A PALAVRA (25 MIN): Aqui pode separar homens e mulheres.

Sermão de domingo, dia 30-03-25: Para que a Igreja Existe?
Texto base: Efésios 4:11-13

11Ele designou alguns para apóstolos; outros, para profetas; outros, para evangelistas; outros, para pastores e mestres, 12com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, 13até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

Introdução:
O pastor iniciou a exposição falando sobre o movimento dos desigrejados que, infelizmente tem crescido. Então passou a expor o que: a Palavra de Deus nos fala sobre o propósito da igreja de maneira muito clara. A Palavra de Deus, no texto lido, nos dá três motivos, ou propósito para os quais a igreja foi criada. Obviamente que estes são os únicos, mas são estes que o Apóstolo Paulo nos traz aqui nesta porção da palavra de Deus. Vejamos quais o três propósito da igreja:

  1. Equipar os santos para o serviço (v. 12)
    Paulo nos ensina que uma das principais razões para a existência da Igreja é preparar os santos para a obra do ministério.
    a) A palavra “santos” no original é Hagio, que quer dizer separado. Ou seja, santo é todo aquele, ou aquilo separado para Deus, os crentes em Jesus.
    b) Assim, a Igreja existe para equipar os crentes com os recursos espirituais necessários para o trabalho no Reino de Deus.
    c) Mas, qual trabalho? Primeiramente o de adorar o próprio Deus! Depois cuidar uns dos outros e assim alcançar outros.
    d) Como se dá esse equipar, esse preparo dos crentes?
    a) A primeira resposta é, pela Palavra! Era assim que a igreja viva no seu início, e é assim que precisa viver ainda hoje! (Atos 2:42).
    b) A Doutrina dos Apóstolos, a Palavra de Deus é a base para toda e qualquer igreja séria e saudável crescer! Pois, como está escrito em 2 Timóteo 3:16-17: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
    c) A Igreja não é um local apenas de adoração passiva. Ela é um lugar onde cada cristão deve ser treinado, capacitado e preparado para servir. Isso acontece através de entre outro recursos, como oração comunhão e cuidado, o principal, o ensino da Palavra.
  2. Para edificar o corpo de Cristo (v. 12)
    A Igreja foi chamada para edificar e fortalecer o corpo de Cristo, que é a congregação dos fiéis. Esse edificar não é apenas no sentido físico, mas espiritualmente, a Igreja deve promover a maturidade, o crescimento e a unidade entre os cristãos.
    a) A Igreja deve ser um lugar de crescimento espiritual.
    b) É necessário que todo crente busque aprender a viver mais plenamente em Cristo e a viver de forma que reflita o caráter de Cristo.
    c) A edificação ocorre quando os membros se relacionam de forma sincera, se apoiam e crescem juntos. Em outras palavras, quando cada um faz a sua parte! O corpo cresce saudavelmente.
    d) Quer dizer Deus deu os seus oficiais: pastores, mestres e outros para a edificação da igreja, mas, também nos é cobrada a edificação mútua (ver Colossenses 3.12-17).
    a) Isto como afirma o versículo 14, passa por algo que deve está acima de tudo, o amor!
    b) O amor é quem me faz agir da maneira correta e é o amor que deve prevalecer na vida e edificação da igreja!
    c) Você tem esse sentimento de amor por seus irmãos?
  3. Para a unidade na fé e conhecimento de CRISTO (v. 13)
    O último propósito de nossa convocação como Igreja é alcançar a unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus. A Igreja existe para que todos os crentes, por meio do ensino da Palavra e do relacionamento com Deus, se tornem mais semelhantes a Cristo e cheguem à plena maturidade cristã. A unidade é um testemunho poderoso do amor de Cristo.
    a) Quando a Igreja vive em unidade, ela reflete a natureza de Deus para o mundo. Isso não significa que todos devemos ser iguais em tudo, mas que nossa diversidade deve ser uma expressão do amor e da paz que Cristo nos deu.
    b) Unidade não significa uniformidade! Quer dizer, a Igreja é composta por indivíduos de diferentes origens, culturas, dons e temperamentos, mas todos são chamados para formar um só corpo, com um só propósito: glorificar a Deus e cumprir a Sua missão no mundo.
    c) Ou seja, a igreja é cheia de gente que pensa diferente, que sente diferente, mas que deve ter o mesmo propósito!
    d) Temos vários textos que atestam isto, sobre a importância de entendermos sobre a necessidade da unidade, mesmo com a diversidade. Vejamos o que diz em:”
  1. Você entende que tem sido equipado pela sua igreja para trabalhar para Deus? (trabalhar adorando, cuidando dos outros e sendo cuidado, e buscando os que estão fora, para fazê-los discípulos do Senhor)
  2. Esta semana você já se envolveu em algo que contribui para a edificação da sua igreja?
  3. Como anda o seu conhecimento de Jesus? Você tem se relacionado com Ele diariamente a ponto de ser íntimo dEle?
  4. Para nossos queridos visitantes: Você sabia que a Igreja, apesar de ser composta por pessoas imperfeitas e pecadoras sempre foi e sempre será o lugar mais extraordinário que existe neste mundo, pois é uma instituição criada pelo próprio Deus com estes propósitos que vimos hoje e vários outros, que visam dá ao ser humano vida plena. A Igreja é o corpo de Cristo e Cristo é o cabeça da Igreja! (Colossenses 1:18; Efésios 5:23).
    VI. ORANDO UNS PELOS OUTROS (10 a 15 MIN)
  5. Em grupos de 3 ou 4 pessoas, compartilhar necessidades e orar por elas.
    VII. TEMPO DE MULTIPLICAR (5 MIN):
  6. Sobre a mudança na liderança do PGM. Oremos para que Deus levante mais líderes e continue enviando através de nossos relacionamentos novos discípulos do Senhor Jesus.
  7. Não esqueça nunca de orar pelas pessoas que você colocou no seu cartão alvo de oração!

VIII. TEMPO DA IGREJA (5 MIN):
01.Quarta feira agora tem culto de oração e doutrina. É muito importante a participação de todos nos cultos regulares da igreja.
02.Sábado agora teremos nossa Vigília da Família. Começa às 20:00 e finaliza no domingo às 8:00, com café da manhã e Santa Ceia
03.Vem aí a conferência de aniversário da nossa Igreja. Será dias 31 de maio e 01 de junho.
a) Teremos: celebração de batismo, santa Ceia e um almoço para a toda a

MANUAL DO PGM:
Informações iniciais:
01-O esboço do sermão é mais para o líder estudar, e explicar. O líder pode ler
previamente e transmitir a ideia, ou ler com os participantes, de maneira que todos fiquem inteirados/relembrados do assunto a ser discutido e aplicado
02-Não é uma pregação, mas uma explanação do assunto para a discussão e aplicação em grupo.
03-Seja rigoroso quanto ao tempo de cada item, especialmente a hora do lanche, quando todos tendem a esticar as conversas. As conversas devem ser estimuladas, sempre, mas, lembre-se o PGM tem hora de início e fim. Após o final do encontro, cada um fica à vontade para continuar conversando ou ir para casa.

RECEPÇÃO E LANCHE

plugins premium WordPress